AMC busca ampliar presença no varejo

Grupo dono de seis marcas – Colcci, Triton, Coca Cola Jeans, Forum, Tufi Duek e Sommer – planeja chegar a 340 lojas no próximo ano.

Depois da Hering Store, que sozinha detém rede com 390 franquias, a AMC Têxtil que administra grupo de seis marcas situa-se como o segundo maior franqueador do Brasil em vestuário e tem metas para ampliar a participação no varejo via franchising. Fechou 2013 com 257 lojas, sendo apenas três delas próprias, e até agosto terá aberto mais 43 pontos, entre as cinco marcas com franquia – Colcci, Triton, Coca Cola Jeans, Forum e Tufi Duek.

Sexta marca a compor o portfólio do grupo, a Sommer por enquanto é comercializada apenas via multimarcas. Mas, também para essa a AMC tem planos de criar um modelo de franchising, com projeto-piloto sendo desenhado. A expectativa é manter a taxa média de expansão de 15% por ano em número de lojas em 2015, afirma Nixon Pires, responsável pela expansão de franquias do grupo. Se atingida, a rede das marcas do grupo somará 340 pontos de venda no próximo ano.

Parte desses resultados Pires avalia que serão alcançados a partir dos contatos estabelecidos durante a feira da ABF (Associação Brasileira de Franchising), realizada a semana passada em São Paulo. É a primeira vez que a AMC participa do evento. “Nossa participação visa primeiro comunicar ao público que somos o maior franqueador do país neste segmento e segundo, realmente realizar negócios”, enfatizou o executivo.

Das 257 lojas de varejo, 150 operam com a bandeira da Colcci, a primeira marca a compor o portfólio do grupo, tendo sido adquirida em 1999. A última marca a ser incorporada foi a Coca Cola Jeans, em 2011, mediante contrato de licenciamento com o controlador americano, do qual é master franqueador. A Colcci deverá liderar a expansão com franqueados estabelecidos em cidades com mais de 150 mil habitantes. Os investimentos partem de R$ 700 mil, sem contar o valor do ponto comercial, e de lojas acima de 85 metros quadrados.

Para a Triton, a área mínima de instalação é de 60 metros quadrados com investimento a partir de R$ 600 mil. O mesmo valor aplica-se à franquia da Forum que exige tamanho de loja acima de 80 metros quadrados. A Coca Cola Jeans exige o menor investimento entre todas as marcas – a partir de R$ 350 mil – e menor metragem de ponto – acima de 45 metros quadrados.