AGS renovada

Com a dissolução da sociedade, Ademir Zequini assume a marca e a produção
da linha de auxiliares

 

A AGS Química reestréia no mercado. No final do ano passado, os sócios da tradicional fabricante nacional de produtos químicos para a área têxtil, especialmente lavanderias industriais de jeans, decidiram trilhar caminhos diferentes. Ademir Zequini ficou com a marca e a disposição de investir no segmento de lavanderias industriais, assumindo a produção da linha de auxiliares e mantendo o acordo para representar os corantes da Huntsman com exclusividade para o mercado brasileiro.

 

Depois de oito meses de preparação, período que incluiu a construção da fábrica (compra de três tanques, caldeiras), implantação do laboratório, montagem do escritório (de móveis a computadores) e adoção de uma nova logomarca (elaborada pelo publicitário que participou da equipe que renovou a identidade visual do Bradesco), a empresa recriada emitiu a primeira nota fiscal em meados de agosto.

 

As novas instalações ocupam uma área construída de 2,3 mil metros quadrados de um terreno próximo da rodovia Castelo Branco, em São Paulo. “Tudo é novo”, entusiasma-se Eduardo Fernandes, gerente de vendas que junto com a equipe comercial da área têxtil, acompanhou Zequini na mudança. A AGS antiga, criada em 1989, atuava também na área de higiene e limpeza.

 

Produtos biodegradáveis

Na fase atual, a empresa retoma a venda de dois produtos que acompanham o movimento das empresas que investem em produção mais limpa. Fernandes explica que o Redox Eco é um neutralizante biodegradável que reage à ação de permanganato de potássio e cloro. A comercialização que começou por São Paulo será estendida para os outros estados nos quais a AGS mantém representantes comerciais ou revendas. “Além de biodegradável, o Redox Eco tem um amarelecimento bem menor do que o sulfito de sódio. O amarelecimento é praticamente nulo comparado aos similares”, garante o gerente. O produto é voltado aos beneficiadores de denim que usam permanganato ou cloro.

 

Outro produto é o Denim Soft Eco, um amaciante também biodegradável. “É uma nova tecnologia que garante nível de biodegrabilidade de 93%”, observa Fernandes. A AGS produz amaciantes, neutralizantes, enzimas, detergentes, branqueadores ópticos, desengomantes, fixadores e igualizantes. Somados aos corantes que comercializa, a linha completa soma 170 itens.

 

O principal mercado da empresa são as lavanderias industriais da área têxtil. Mas, para 2007, os planos envolvem diversificação para atendimento das chamadas lavanderias brancas (hotéis e motéis) e lavanderias domésticas. “Daqui a um ano, o novo segmento deve acrescentar pelo menos 30% do nosso faturamento”, calcula Fernandes.