5 Estrelas promove reestruturação

Mudanças executadas durante quatro anos pela lavanderia de Astorga, no Paraná, visam obter a certificação ISO 9001.

Desde 2009, a 5 Estrelas, lavanderia de Astorga no Paraná, vem preparando a empresa com uma série de mudanças com vistas a conquistar a certificação ISO 9001 de gestão de qualidade. Nesse período, a lavanderia adotou sistemas para automação de produção, que incluiu a implantação de um software pelo qual um servidor central controla a operação de 13 lavadoras de produção e mais três pilotos, determinando receitas, temperatura e tempo de máquina de cada partida.

Mais recentemente comprou uma caldeira com capacidade de 5 toneladas, que até o final do ano, quando há a parada de recesso do período de festas, vai substituir o modelo em uso, explica Paulo Alexandre Faria, engenheiro de produção e responsável químico que chegou na empresa junto com a implantação do software. Até o final de setembro, estará concluído o redimensionamento do sistema de energia elétrica, que saltou de uma potência de 300 kva para pouco mais de mil kVA. Estão sendo instaladas as cabines de medição, de transformação e o quadro de distribuição.

As mudanças que deverão estar concluídas no final do ano que vem, envolveram alterações no layout da lavanderia, com a reforma completa das áreas molhada e seca; compra de um aquecedor de água que usa vapor; melhorias no tratamento de água, ampliando a capacidade de reúso para 70 a75% do volume total; aquisição de máquinas mais modernas; implantação de novas medidas de segurança do trabalho. Atualmente, o parque de máquinas de produção inclui 13 lavadoras (quatro com capacidade para 500 quilogramas cada uma, sete de 250 kg e duas de cem quilos, além de equipamentos usados para pilotos (uma de 20 kg e duas de 10kg). Tem uma centrifugadora para cem quilos de roupas e dois secadores, também de cem quilos cada um.

O novo layout contou com espaço especial para receber, no ano passado, seis cabines para fazer used, com três manequins cada uma. Os dois equipamentos de marcação a laser já haviam sido comprados – um em 2009 e outro em 2011 -, assim como a máquina para fazer bigode 3D. A ampliação de capacidade não envolveu obras de aumento físico da lavanderia, cuja capacidade instalada pode atingir até 300 mil peças por mês.