Zara vai aceitar pagamento pelo celular

Sistema foi desenvolvido pela equipe do Inditex e está disponível por enquanto para todas as lojas espanholas das oito marcas do grupo.

O mês de setembro foi escolhido pelo grupo espanhol Inditex, dono de oito marcas incluindo a rede Zara, a única a ter lojas no Brasil, para avançar na automação dos pagamentos. Desde o dia 1º de setembro, os clientes podem pagar as compras através de seu celular nas diferentes redes de lojas do grupo. O novo serviço está disponível para smartphones por meio do aplicativo InWallet que pode ser baixado em aparelhos Android e iPhone.

O sistema foi desenvolvido pelas equipes do centro tecnológico da Inditex e projetado para melhorar a experiência de compra do cliente com segurança, simplificando o processo de ativação ou trocas de peças. O cliente interessado baixa o aplicativo, que é comum para as oito marcas, e pode associar um cartão de crédito ao sistema.

No check-out, o cliente entra no app instalado no celular e clica no botão de pagamento. Depois de cada transação é gerado um código QR instantâneo que autoriza o pagamento, bastando aproximar o celular do terminal do caixa. O sisteaa gera o recibo eletrônico da transação que fica armazenado nos registros da aplicação, de modo a que consegue fazer a gestão integrada de todos os recibos de compras feitas online ou offline (nas lojas físicas).

O grupo Inditex terminou 2015 com faturamento de 20,9 bilhões de euros, que representou aumento de 15,4% comparado a 2014, e obteve um lucro líquido de 2,8 bilhões de euros, um aumento de 15% no período. O Inditex controla Zara, Zara Home, Pull & Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius, Oysho e Uterqüe. Até o final de abril, as oito redes juntas operavam 7.085 lojas físicas no mundo, das quais 2.020 da bandeira Zara.