Uniqlo entre as 10 mais valiosas

Varejista ganhou duas posições no ranking anual de moda da Brand Finance, dentro do plano de brigar pela liderança em 2020

Com valorização de 48% de um ano para o outro, a japonesa Uniqlo subiu duas posições no ranking global de moda preparado anualmente pela consultoria Brande Finance. Como uma das marcas de maior progressão no período, assumiu o 7º lugar, avaliada em US$ 11,99 bilhões, ante os US$ 8,09 bilhões que valia em 2018. A consultoria atribui a expansão à combinação de uma cadeia de suprimentos robusta e roupas de alta qualidade, inovadoras e de preços acessíveis. Controlada pelo grupo japonês Fast Retailing Co, que comprou a rede americana JBrand em 2012, a varejista já anunciou o plano de conquistar a liderança do segmento fast fashion em 2020.

A líder das 50 mais valiosas no mundo continua sendo a Nike, estimada em US$ 32,42 bilhões, crescimento de 16% sobre o ranking de 2018. A marca Zara, da espanhola Inditex, subiu do 3º para o 2º lugar, mediante expansão de 6% que elevou o valor para US$ 18,24 bilhões, pouco mais da metade do primeiro lugar. Desempenho acelerado pela queda da H&M que foi para o 4º lugar.

Concorrente direta da Nike, a Adidas vale praticamente a metade: US$ 16,66 bilhões, aumento de 17% que levou a empresa à 3º posição. A sueca H&M caiu duas posições, avaliada em US$ 15,87 bilhões, 16% a menos que em 2018.

As demais posições das dez mais valiosas são ocupadas por marcas de luxo: Cartier (5ª); Yves Saint Laurent (6ª); Hermés (8ª); Gucci (9ª); e Rolex (10ª).

Entre as varejistas de moda de roupa, com jeans no mix, o ranking da Brand Finance inclui Old Navy (27ª); Calvin Klein (28ª); Levi’s (29ª); Gap (33ª); Primark (35ª); Bershka (38ª); Massimo Dutti (45ª); American Eagle (48ª), que aparece pela primeira vez no ranking.