Tommy Hilfiger testa realidade virtual em lojas

Os aparelhos são modernos, mas, por enquanto, serão usados apenas para exibir o desfile da coleção do outono 2015 para reproduzir a sensação de estar na primeira fila.

A realidade virtual tem sido importante no reino dos games, mas pouco explorada em outros negócios, à exceção do segmento imobiliário. Agora, os varejistas começaram a aderir à tecnologia para mergulhar seus consumidores em vídeos 3D, permitindo que conheçam melhor seus produtos. A marca Tommy Hilfiger especializada em moda masculina, feminina e infantil dos Estados Unidos, se tornou o primeiro grande varejista a trazer a realidade virtual para suas lojas nesta semana, oferecendo aos seus clientes uma viagem virtual. Quem quiser, pode ir à loja e colocar óculos especiais com os quais poderá assistir vídeo em 3D do desfile da marca com a coleção do outono 2015 como se estivesse na primeira fila. A primeira a receber o sistema de reprodução foi a loja da 5th Avenue, em Nova York. Depois outros dez pontos terão o mesmo dispositivo em Londres, Milão, Amsterdã, Florença, Zurique e Moscou, informa a empresa, assim como o corner da marca na londrina Selfdriges.

A empresa desenvolveu um sistema com a WeMakeVR para filmar o desfile de moda com imagens e som de alta qualidade, realizado em março, e reproduzido por meio dos visores especiais GearVR, da Samsung. Com esse visor especial, a pessoa tem a visão completa da passarela e pode ver os bastidores do desfile, acompanhando a troca de roupas.

Para capturar a imagem de todo o entorno do desfile, a Tommy Hilfiger trabalhou com a start-up WeMakeVR com sede na Holanda, que filmou o show usando uma câmera 3D equipada com 14 lentes especiais que capturam vídeo em 360 graus vertical e horizontalmente, sem pontos cegos. A previsão é da instalação dessa experiência em outras lojas dos Estados Unidos e Europa como um elemento de entretenimento. A estratégia é que as lojas físicas permaneçam relevantes em um mundo cada vez mais digital, competindo com os portais online.

Ao invés de pensar em vendas por metro quadrado, trata-se de oferecer novidades por metro quadrado, informa a empresa que, no ano passado, faturou US $ 6,7 bilhões. A marca gosta das inovações tecnológicas. No início do ano, estreou na Holanda o showroom virtual para atender os clientes de atacado.

Para atender a um mercado crescente, a indústria prepara diversas novidades no segmento de óculos para a realidade virtual como a Samsung que vai lançar uma versão do GearVR integrado a um smartphone. O Facebook Oculus está previsto para 2016, e a Sony planeja a oferta de um headset próprio para o console PlayStation 4, conhecido como Projeto Morpheus, durante o primeiro semestre do próximo ano.