Tecnologia embarcada no tecido

Empresa dinamarquesa especializada em soluções para smart textiles criou um conector a ser fixado no substrato e que pode ser lavado.

A Ohmatex é uma empresa de tecnologia têxtil inteligente que desenvolveu seu primeiro conector totalmente lavável, projetado especificamente para fornecer conectividade a roupas ou outros itens que usam tecido como base de fabricação. O conector pode ser fixado em um tecido fino, sem provocar rupturas ou laceamento, garante a empresa. Também não precisa ser retirado para lavar a peça.

Segundo a Ohmatex, foram usados materiais conhecidos para encapsular o conector feito para viabilizar a ligação elétrica e que tem aparência convencional. É separado em duas partes, com placas tipo macho e fêmea. Uma parte é soldada a uma fita condutora e fixada no tecido, enquanto a outra fica presa a uma fita ou elástico. O conector tem potencial para suportar até seis conexões. Mas, no site da empresa, o conector está à venda em pacote para quatro conexões por 90 euros.

Essa conectividade já em fase comercial permitirá que confecções e marcas desenvolvam suas aplicações. Uma marca de camisetas inglesa, por exemplo, avalia o uso da tecnologia que criou, pela qual fãs de um esporte como o futebol possam interagir nas transmissões dos jogos pela televisão sentindo o choque entre jogadores, a pulsação em alta pela descarga de adrenalina e por aí vai.