PVH cria denim center em Amsterdã

Primeiros projetos estão orientados para as coleções da Tommy Jeans, da marca Tommy Hilfiger, e visam o denim sustentável

Com as inovações em denim aparentemente esgotadas, as marcas querem liderar as mudanças visando a adoção de novos processos sustentáveis de produção, que cheguem ao resultado pretendido de forma mais rápida e consistente. É nessa direção que caminha o grupo PVH, dono de marcas fortes nesse mercado, como Toomy Hilfiger e Calvin Klein. A companhia anunciou esta semana que investiu na instalação de seu Denim Center, que funciona no QG do grupo em Amsterdã, na Holanda. Os primeiros produtos saídos dessa iniciativa são três modelos que integram a coleção Spring da Tommy Jeans.

Sob o novo conceito, a marca lança uma calça de corte mom e outra tappered, além de uma jaqueta trucker oversized unissex. Foram produzidos com tecido feito “100% de algodão reciclado”, afirma comunicado da empresa, além de linhas de costura fabricadas com poliéster de PET reciclado, uso de botões que tinha em estoque e etiquetas que utilizam papel também reciclado.

Segundo o grupo, a intenção com o investimento no Denim Center é tornar a Tommy Hilfiger líder global no mercado de denim. O PVH Denim Center conta com quatro unidades que trabalham de forma integrada, pensando em modelagens perfeitas, com eficiência de custo, redução de recursos naturais e de produtos químicos.
O Denim Atelier é dedicado ao desenvolvimento de fits para o jeans, com protótipos criados em 48 horas, em vez das tradicionais quatro a seis semanas, quando feitos por terceirizados em fornecedores externos, afirma a companhia.

O Denim Fabric Library reúne 1,3 mil amostras de artigos, funcionando como um poderoso database que fica à disposição dos estilistas da equipe. O Denim Lab é um centro de teste para aplicação de efeitos de lavanderia equipado com lavadoras, secadoras, máquinas de marcação a laser e ozônio. O Denim Academy é a área de treinamento, tanto para o pessoal da própria companhia, como para distribuidores e lojistas de forma a abordar aspectos de produtos, tecnologia empregada, conceitos de sustentabilidade e inovação.