Pesquisa identifica 35 grupos diferentes de consumidores

Estudo realizado no Reino Unido, que acompanhou os hábitos de consumo de moda de 15 mil britânicos, pode ajudar no posicionamento de mercado de marcas

posicionamento de mercado de marcas

 

A Experian, empresa , realizou uma pesquisa com o objetivo de analisar os hábitos e comportamento de compras de moda (roupas, calçados e acessórios) da população adulta do Reino Unido. Foram ouvidos 15 mil britânicos. A partir desse banco de dados, a empresa traçou um painel de consumo que identifica 35 grupos diferentes de compradores – 20 femininos e 15 masculinos.

 

A intenção da empresa é que o Fashion Segments funcione como um guia para marcas, confecções e varejo posicionarem o produto que vendem de maneira mais adequada ao público que pretendem atingir. A pesquisa procurou avaliar o comportamento dos britânicos em relação a tendências, marcas, valor, volume e freqüência de compras, sem fazer a diferenciação por localização geográfica.

 

A empresa divulgou de maneira resumida o perfil de cada grupo:

 

 

Feminino

 

 

Urbana, atenta à moda: mulheres jovens, residentes em áreas urbanas; seguem um estilo no qual têm confiança; gasto médio.

Prático e confortável: mulheres de meia-idade; preferem roupas práticas e meio esportivas; gastam pouco.

Alta moda por menos: mulheres jovens; gostam de acompanhar a moda; escolhem roupas com muito cuidado, de acordo com seus orçamentos.

Senso familiar: mulheres jovens com filhos pequenos; muito cuidado com as despesas; mas gastam muito em roupas para as crianças.

Guarda-roupa pequeno: mulheres jovens; gostam de seguir a moda; mas seu orçamento não permite grandes compras.

Sapatos e prestação da casa: mulheres jovens com filhos pequenos; orçamento muito comprometido com itens como a prestação da casa; na compra de roupas, dão preferência aos filhos.

Orçamento apertado: mulheres jovens; orçamento extremamente limitado; fazem poucas compras e procuram aproveitar ofertas e liquidações.

Manequins infantis: mulheres que reforçam sua imagem pessoal gastando muito em roupas para os filhos.

Imagem como identidade: mulheres jovens; procuram obter a aprovação dos outros por meio das roupas que usam, mesmo gastando pouco.

Prático e barato: mulheres de meia-idade; procuram uma boa relação qualidade-preço; preferem roupas práticas; compram para elas e para os maridos.

Necessidades familiares: mulheres que compram roupas para toda a família, gastando só o que está previsto.

Mais bem vestida: mulheres jovens; alto poder de compra; escolhem as melhores marcas.

Despesas altas: mulheres mais velhas; são as que mais gastam em roupas; mas seguem estilos conservadores.

Compras com pressa: mães de família, com problemas de tempo; podem gastar o suficiente para vestir bem toda a família.

Perto de casa: mulheres mais velhas; poucas opções de locais para fazer compras; compram principalmente o que é ofertado no comércio próximo às suas casas.

Repetitivas: mulheres mais velhas, limitam-se a substituir as roupas mais antigas

Estilo próprio: mulheres mais velhas; muito apegadas a um estilo.

Clássicos por catálogo: mulheres mais velhas; apreciam e usam a conveniência das compras por catálogo.

Tradicional: mulheres mais velhas; alto poder aquisitivo; preferem estilos tradicionais.

Moderação: mulheres mais velhas; atenção à qualidade, valor e estilo

 

Masculino
Aspiração juvenil: homens que querem sempre parecer jovens; mas têm orçamento limitado

Qualquer coisa serve: homens de meia-idade; sem opiniões fortes sobre aquilo que vestem; querem comprar da forma mais simples possível

Dentro da moda: homens jovens; muita atenção à moda; querem estilos modernos, mas a preços razoáveis

Esportivo básico: jovens; querem parecer bem; mas têm guarda-roupa pequeno, composto por peças básicas

Imagem: jovens; orçamento limitado; mas muito sensíveis em relação à imagem

Pais: pais de família; filhos crescendo; preferem gastar com as crianças

Profissional: pessoas preocupadas com a carreira; procuram roupas de trabalho formais, de alta qualidade

Dentro da média: homens maduros; vestem-se de forma respeitável, sem imaginação

Diferente: procuram peças de alta qualidade; estilo clássico, mas com toques pessoais

Qualidade, não quantidade: compram poucas peças, mas de excelente qualidade.

Roupa de grife: jovens; a grife e a imagem transmitida pelas roupas significam tudo

Com o melhor: jovens; gostam de roupas caras

Baixo custo: homens mais velhos; dão extrema consideração ao preço; preocupam-se mais com o conforto do que com as tendências da moda

Aparência convencional: homens maduros; vestem-se de maneira convencional; escolhem muito bem as roupas

Seletivo: homens mais velhos; compram roupas para substituir as mais velhas, para eles e para suas mulheres