O jeans do verão 2010 nos Estados Unidos

Grifes desfilam em Nova York sob o impacto da crise de consumo que afetou a maior economia do mundo

 

De 10 a 17 de setembro, a cidade de Nova York foi o palco principal para o lançamento das coleções de primavera-verão 2010, direcionadas ao mercado dos Estados Unidos. Dentro e fora das passarelas de desfile da Mercedes Benz Fashion Week, as grifes, incluindo a brasileira Carlos Miele, apresentaram um jeans contido, sem extravagâncias.

 

O verão norte-americano será pontuado pelo contraste do denim raw e do denim muito descarregado, trabalhados com resina e detalhes puídos. O uso de cores foi discreto. Os modelos de calças não escapam das skinnies e das interpretações em torno da boyfriend. Destaque para a coleção de vestidos em denim da Hervé Léger, como revela a seleção feita pelo GBLjeans.

 

 

G-Star

 

 

Efeitos amassados e o gancho baixo nas calças femininas e masculinas dão o tom da coleção. O desfile surpreendeu com a sequência inicial de quase uma dezena de modelos usando branco total.

Nas bases mais claras, as lavagens são ácidas ou de aspecto sujo, e as peças ganham botões de cores chamativas como o dourado. A resina aparece para dar aspecto brilhante aos tecidos mais escuros, usados em bodies, calças, blazers, casacos, vestidos e coletes.

 

Helmut Lang

 

 

Apresentada fora das passarelas, a coleção traz o denim variado em bases black, azul e cinza.

 

 

 

William Rast

 

 

Tirando proveito da Fashion´s Night Out, realizada no último dia 10, algumas marcas trocaram os desfiles tradicionais por lançamentos mais simples e focados no público consumidor, como foi o caso da marca do cantor Justin Timberlake, William Rast.

 

 

A coleção varia entre looks de black total, índigo total, acinzentados e peças com lavagens descarregadas, que deixam o jeans com aspecto vintage. Detalhes puídos, de zíperes, barras dobradas e estrias são os que mais chamam atenção nas peças.

 

Lacoste

 

 

A marca traz o denim mais leve em bases claras e resinado nas escuras. Sem quase recorrer a efeitos de lavanderia, as peças têm modelagens amplas e barras dobradas.

O destaque fica com as calças masculinas e femininas em denim amarelo, apresentado em diferentes tons.

 

 

L.A.M.B.

 

 

A marca da cantora Gwen Stefanni aparece como das mais ousadas na temporada. Lavagens ácidas diferenciam os poucos looks em denim. Com exceção da skinny, os modelos são mais largos e ganham pequenos detalhes de costuras ou botões.

 

Calças boyfriend e shorts que remetem ao balonê têm espaço na coleção.

 

 

Hervé Léger

 

 

Conhecida pelos vestidos de bandagem, a marca, comandada por Max Azria na temporada, aposta no jeans como toque diferencial entre as peças da coleção.

 

Com lavagens de estilos variados e detalhes brilhantes, os vestidos parecem ser compostos por retalhos de denim, montando peças de cores e efeitos diferentes. O denim aparece, também, em detalhes de outras peças, como jaquetas. 

 

Charlotte Ronson

 

 

Outra marca que investiu nas lavagens ácidas para o jeans, porém, discretas. As bases são escuras ou acinzentadas e a modelagem, estreita.

 

Carlos Miele

 

 

O estilista brasileiro incluiu dois modelos na coleção apresentada na semana de moda de Nova York. Lisas, quase sem intervenção em lavanderia, as peças usam bases escuras no modelo de calça e de hot-pants.

 

 

Elie Tahari

 

 

A marca traz o jeans com lavagens claríssimas e modelagem boyfriend, que ganha versões mais e menos amplas nos quadris.

fotos: divulgação