Mundo discute o futuro da moda

Rússia realiza conferência Fashion Futurum e a cidade de Nova York faz parceria público-privada para garantir cem vagas de estágio na indústria local no verão.

A indústria da moda do jeito que conhecemos está em xeque. É crise econômica, de identidade, de modelos de produção e de vendas, que se estende pelo mundo todo e tem sido alvo de muitas discussões. Na Rússia, a conferência Fashion Futurum foi organizada como parte da programação da Semana de Moda de Moscou para discutir o futuro dessa indústria. Do outro lado do oceano, na mesma semana, a prefeitura de Nova York anunciou parceria público-privada liberando recursos do fundo para iniciativas de avanço da cidade para lançar o programa NYC Fashion Forward, que concederá cem vagas de estágios para estudantes das escolas locais em empresas locais.

Por essa iniciativa do governo de Bill de Blasio junto com o CFDA (Council of Fashion Designers of America), 22 empresas firmaram contrato aderindo ao programa de estágio remunerado durante as férias do verão 2016 a partir de julho, com duração de seis semanas. Segundo comunicado conjunto, o fundo público bancará o salário de 60 estagiários e outros 40 serão pagos pelas empresas. A seleção dos estudantes de faculdades de Moda da cidade será feita pelo programa NYC Ladders for Leaders.

A maioria das empresas que aderiu à iniciativa desfila na New York Fashion Week. Participam 3.1 Phillip Lim; Alice + Olivia; CFDA; Coach; David Wolfson & Associates; Design Incubator; Designers & Agents; Diane von Furstenberg; J. Crew; Haskell Jewels; K/LLER COLLECTION; Kate Spade; Krupp Group; Lulu Frost; Maison De Mode; Melissa Joy Manning; New York Embroidery Studio; Nicholas K; Opening Ceremony; Rachel Comey; Timo Weiland; Tommy Hilfiger.

CONFERÊNCIA NA RÚSSIA
Com um mercado que movimenta US$ 60 bilhões por ano, com produtos têxteis e de vestuário, a Rússia decidiu mobilizar a comunidade organizando uma conferência de dois dias com nove painéis, que discutiram apoio do governo à indústria; mudanças na formação acadêmica; meios de produção inovadores e sustentáveis; papel dos clusters na moda; novas tecnologias; o papel da criatividade nos negócios; jovens talentos; marcas independentes; e o futuro das semanas de moda.