Isko premia jovens talentos

Fabricante turco de denim mantém projeto há seis anos e na edição de 2019, além de estudantes, incluiu estilistas em começo de carreira.

A edição de 2019 do prêmio concedido pela Isko a jovens talentos teve novidades. O fabricante turco de denim escolheu Berlim, na Alemanha, para o desfile final e festa de premiação, evento realizado na Glashaus, onde funcionava uma antiga estufa industrial à beira do rio Spree. E, além de estudantes de moda, o Isko I-Skool foi aberto para estilistas em início de carreira, que tenham se formado entre 2014 e 2017, e não tenham mais que 27 anos.

O tema do concurso promovido há seis anos foi New Denim Codes. Os finalistas usam tecido do fabricante para criar cápsulas, escolhendo um look para desfilar. Com ajuda da divisão de estilo e pesquisa do fabricante, a Creative Room, os candidatos tiveram que desenvolver modelos pensando na diversidade de corpos, mas apoiados em análise de mercado e público consumidor, explica a empresa.

Dois júris – um técnico e outro criativo – avaliaram os 17 projetos. A decisão foi baseada em critérios, como a aplicação do tema no modelo desfilado; o potencial de comercialização real das peças; uso de métodos de produção responsável; originalidade na escolha de lavagens e efeitos. E cada um dos finalistas teve sete minutos para descrever aos jurados a proposta do projeto.

Sete talentos foram premiados. A melhor da noite foi a estudante Xiaohui Lyu, do Institute of Fashion Technology, de Pequim. Outras nove escolas de Design de Moda participam da disputa. O prêmio para os selecionados prevê a contratação como Design Júnior em uma das empresas patrocinadoras do concurso; uma bolsa de estudos ou fornecimento de tecido. A cerimônia de premiação foi apresentada pelo ator Matthew Modine, que integrou o elenco da série Stranger Things, que passa na Netflix.

GALERIA DE FOTOS

previous arrow
next arrow
ArrowArrow
Slider