Isko leva denim a exposição de design

Fabricante turco montou a instalação Denim Sound Textures na Semana do Design de Milão que termina nesse sábado, 13 de abril

No setor de tecidos da tradicional Semana do Design, realizada em Milão, a Isko montou a instalação Denim Sound Textures. A proposta do fabricante turco era levar o público do evento, que termina nesse sábado, 13 de abril, a uma experiência sensorial com o tecido. O local foi montado com esculturas de formas orgânicas a partir de bases com texturas diferentes. Esses objetos foram associados a sons, que mudam conforme o gesto quando são tocados. As paredes e o teto do espaço de 200 metros quadrados foram revestidos em denim de diferentes tonalidades e texturas.

As esculturas interativas foram desenvolvidas pelo DWA Design Studio, enquanto os sons do denim foram criação da compositora Chiara Luzzana. Segundo a Isko, ela fez a pesquisa sonora utilizando objetos como arco de violino, palheta e a ponta de um estetoscópio. Para captar as vibrações sonoras, ela esfregou a superfície dos tecidos com esses objetos. “Quando tocadas diretamente, as esculturas emitem um padrão acústico específico. Dependendo da tecnologia, o som pode ser áspero, fluido, redondo, suave, quente ou envolvente”, explica o comunicado da empresa ao mercado.

No corredor em volta da instalação, foi montada a galeria Isko com peças produzidas por dez marcas que usam tecido do fabricante. Foram expostas peças de O’Neill, Replay, Hugo, Madewell, Dovetail Workwear, François Girbaud, Taylor Stitch, 7 For All Mankind, Blue de Gênes e Tiziano Guardini. A O’Neill mostrou, por exemplo, sua versão em denim de uma tradicional bermuda de surfista, geralmente feita de tactel. O modelo é para ser usada na rua e no mar. Conforme a empresa, o denim foi revestido com a tecnologia Hyperdry da O’Neill que deixa o tecido impermeável a água.

Da Dovetail Workwear, foram apresentados dois modelos de roupa de trabalho a partir do denim Cozy projetado para garantir isolamento térmico para o frio, ao mesmo tempo que serve de barreira ao vento. “E não há forros volumosos ou grossos. O produto passou no teste mais difícil, sendo aprovado por mulheres que usaram em trabalhos externos no Alasca e na Antártida”, destaca a Isko.

A Marithé + François Girbaud trabalhou modelagens flexíveis para a alfaiataria usando denim com grande poder de elasticidade. De modo que a calça masculina emprestou da fuseau feminina a alça colocada sob o pé para esticar. O cós da calça é regulável, sem deformar, podendo ser esticado para cima, como na cintura alta, ou empurrado para baixo, e ficar com a cintura baixa.

GALERIA DE FOTOS

previous arrow
next arrow
ArrowArrow
Slider