H&M é a marca mais valiosa no varejo

No ranking elaborado pela Brand Finance, a rede sueca na liderança foi a única que não mudou, porque as outras sete continuam, mas, em posições diferentes.

A edição de 2015 do ranking Global 500, publicado anualmente pela Brand Finance, mostra uma movimentação mais acelerada entre as maiores redes varejistas de moda, que começou no ano passado. Apenas a H&M manteve a liderança. A rede sueca, que vem se valorizando, entrou pela primeira vez no grupo das cem maiores em 2014. Na lista de 2015, conquistou 25 posições, ficando em 76º lugar. Com a desvalorização da Macy’s, que caiu 18 posições, a Zara assume o segundo lugar no ranking do segmento de moda.

Enquanto o valor da loja de departamentos americana caiu 8%, passando a valer US$ 7,20 bilhões, a espanhola subiu nada menos que 26 posições. Com aumento de 18%, a marca está avaliada em US$ 8,62 bilhões. A japonesa Uniqlo continua em expansão. Já em 2014, a companhia havia melhorado, subindo 49 posições, e no ranking de 2015 o desempenho foi ainda mais expressivo.

Subiu 72 posições, com aumento de valor de 32% de um ano para o outro, atingindo US$ 6,4 bilhões, ultrapassando assim companhias mais tradicionais do setor, como a americana Nordstrom, cujo valor subiu 8% (US$ 6,01 bilhões), e a britânica Marks & Spencer, cuja desvalorização de 1% (USS$ 4,97 bilhões) custou a queda em sete posições.

A americana Kohl’s foi outra que perdeu participação. Desvalorizada em 1%, perdeu 17 posições, sendo avaliada em US$ 4 bilhões. A britânica Next cresceu 3%, atingindo US$ 3,38 bilhões, que não foram suficientes, no entanto, para garantir melhora na classificação, e a empresa caiu oito posições. No ranking das lojas de departamento, a americana J C Penney aparecia entre as 500 marcas mais valiosas do mundo até 2014, e não pontuou para permanecer no grupo na edição atual.

Confira o ranking mundial das lojas de departamento em 2015: