H&M é a mais valiosa; Zara é a segunda.

Ranking global da Brand Finance de 2016 pouco altera posições dos últimos dois anos entre os sete primeiros lugares no varejo de moda.

Apesar de o valor de mercado da marca H&M ter aumentado 5%, passando para US$ 15,51 bilhões, a empresa caiu uma posição no ranking de 2016 Global 500, organizado pela Brand Finance. A varejista sueca de moda continua entre as cem maiores, liderando o varejo de moda na 77ª posição. Este ano, a consultoria optou por só deixar aberto o valor das cem maiores, deixando fechados os dados de valor de marca e variação de um ano para o outro.

O ranking do varejo de moda variou pouco. Em segundo lugar continua a espanhola Zara, que avançou 29 posições, chegando a 119ª. Pela análise deste ano, a japonesa Uniqlo avançou 35 posições. Ao assumir o posto de 181ª maior do mundo conquistou o terceiro lugar em moda. Ultrapassou, assim, a americana Macy’s, que perdeu o posto ao despencar 70 posições, indo para o 238º lugar do ranking geral e o quarto lugar no varejo.

Daí em diante, a seqüência em moda continua a mesma de 2015, com a americana Nordstrom (286ª, caindo 55 posições); a britânica Marks & Spencer (291ª, recuando nove posições); e a americana Kohl’s (346ª, que subiu 19 posições). A britânica Next deixou de estar entre as 500 maiores do mundo de acordo com os critérios adotados pela Brand Finance.

A marca valiosa do mundo continua a ser a Apple que, na edição 2016, aumentou o valor em 14%, subindo para US$ 145,91 bilhões. Google vem em segundo lugar e a Samsung, em terceiro.