Gap e Zara estão entre as marcas mais valiosas

São as únicas do setor de vestuário a figurar no ranking que lista as cem melhores marcas do mundo

Entre as cem marcas mais valiosas do mundo, apenas duas são de vestuário: a norte-americana Gap e a espanhola Zara. Elaborado anualmente pela inglesa Interbrands e publicado pela BusinessWeek, o ranking é um dos mais aguardados, pois, muitos executivos de grandes empresas têm o valor do bônus que recebem atrelado ao desempenho das marcas nesse rol.

 

Em 2007, a Gap foi avaliada em US$ 5,4 bilhões, ocupando a 61ª posição no ranking das mais poderosas. Perdeu posição em relação ao ano passado, quando estava em 52º lugar. A desvalorização da marca foi de 15%. Só a perda de valor da marca Ford foi maior, com queda de 19% em relação a 2006.

 

Foi o contrário do que aconteceu à Zara que vem logo em seguida, na 64ª posição, sendo avaliada em US$ 5,1 bilhões. A valorização da marca aumentou 22%, permitindo à empresa saltar nove posições. No ranking de 2006 estava listada como a 73ª. Apenas o desempenho da Google cujo valor cresceu 44% superou a rede espanhola em reconhecimento do mercado