Denim brasileiro na Colombiatex 2019

Sete fabricantes mostram lançamentos na feira visando incrementar exportações que em 2018 cresceram quase três vezes

(texto atualizado)

Das 39 empresas brasileiras que vão participar da Colombiatex na próxima semana, pelo programa Texbrasil, sete são fabricantes de denim e sarja. Mostrando os lançamentos para o verão 2020, as empresas visam incrementar os negócios, sobretudo com as confecções colombianas. Dos US$ 40,9 milhões em denim exportados pelo Brasil em 2018, US$ 4,6 milhões foram embarcados para a Colômbia, que se tornou assim o segundo maior destino do tecido brasileiro. Esse volume corresponde a quase três vezes acima das exportações de 2017.

“De 2017 para 2018 a Canatiba teve um aumento substancial de vendas nesse evento em função de dois fatores. O primeiro, obviamente, foi o câmbio favorável. O segundo foi um acordo entre Brasil e Colômbia que diminuiu em quase 9% a carga tributária das transações. Plantamos muitos negócios por lá e agora vamos colher. Nesse cenário, pretendemos, em 2019, dobrar os valores e quantidades do ano anterior”,afirma Fábio Covolan, diretor de marketing da empresa, sem revelar cifras. Colômbia e Argentina são os principais alvos da Canatiba, diz.

Empresa de capital aberto, a Cedro Têxtil não pode fazer projeções. Mas, o fabricante mineiro de denim e sarja acredita que o patamar de exportação seja mantido em torno de 5% do faturamento como em 2018, cujo valor só será divulgado no balanço anual previsto para março.

A Covolan estima que exporta 20% de sua produção. E a Colombiatex, que considera uma das maiores feiras do setor no mundo e da qual participa mais uma vez, representa a exposição para toda a América Latina, do México à Argentina, e não só para a Colômbia. Entre os países com os quais faz negócios o fabricante cita Paraguai, Peru e El Salvador.

OS PRODUTOS PARA O VERÃO 2020

Pela primeira vez sob novo dono, o grupo mexicano Siete Leguas, a Santista apresentará na Colômbia a coleção do Verão 2020, lançada no Brasil em novembro. Para a temporada, a empresa reeditou produtos que foram sucesso de vendas nas décadas de 1990 e 1980, como o True Blue e o First Denim 80’s. O estande da Santista terá 77 metros quadrados na feira que será realizada na próxima semana de 22 a 24 de janeiro.

O fabricante afirma que será a única empresa brasileira a participar do Pavilhão de Conhecimento do evento, com palestra de Sueli Pereira, gerente de comunicação e moda, que vai abordar pontos como os novos comportamentos de referência de estilo, tendências da moda e indicações de design.

A Cedro mostra ao mercado internacional a coleção Nós, com 14 novos artigos, e cujo lançamento oficial foi em São Paulo, em novembro. Segundo o fabricante, um dos destaques da coleção é o denim Foxy, artigo com maior potencial de alongamento da família Super Elastic. A empresa explica que o poliéster do Foxy simula o toque do algodão na estrutura do fio, “proporcionando uma peça muito confortável e que seca mais rápido”.

Em sua participação na feira, a Canatiba colocará o foco nos produtos das linhas ÉKO (de fibras recicladas de algodão) e ÉKO fiber (de fibras ecológicas).

Artigos com apelo de produção sustentável são também a prioridade da Vicunha na Colombiatex. A empresa diz que seus highlights serão o denim Absolut Eco, que usa matéria-prima reciclada e não passa por processos de tingimento; e o brim Eco Squash Color, “que visa o uso racional de água e químicos através de aplicação de coating sobre tecido natural e se sobressai pela utilização do fio de poliéster reciclado em sua trama, derivado de garrafas PET”, descreve a empresa.

No circuito paralelo à exposição, a Vicunha compõe a lista de 15 expositores escolhidos para integrar a Rota de Sustentabilidade, iniciativa que estreia na Colombiatex 2019, para destacar as boas práticas adotadas nas vertentes ambiental, social e econômica.

A Covolan prioriza mostrar as novidades em tecidos de com composição de algodão e elastano. Ainda são expositores na feira, dentro do programa Texbrasil, a Nicoletti Têxtil e a Santanense.

GRANDES COMPRADORES DA FEIRA

A Colombiatex de Las Americas começa nessa terça-feira, 22, na cidade de Medellín, sob a sombra de um atentado terrorista em Bogotá que deixou, até sexta-feira, 21 mortos e 60 feridos. Em resposta ao episódio de violência, o presidente do país Iván Duque determinou reforço de segurança no controle das fronteiras e no acesso às cidades. Para a feira estão previstos em torno de 25 mil visitantes recebidos ao longo dos três dias de evento.

Segundo os organizadores, representantes de 300 grandes empresas compradoras de 22 países foram convidados a participar do evento. O país em maior número dentro da delegação de compradores é o Equador, com 114 pessoas, seguido pelos Estados Unidos, com 38; o Caribe, com 38; e a Aliança do Pacífico, com 35. Também terá compradores do Brasil.

Conforme dados da organização, a Disney é um desses grandes compradores que vai pesquisar na Colombiatex fornecedores para os uniformes que vestem os funcionários da sua rede de parques e dos navios de cruzeiro. Outros grandes compradores confirmados são a Cintas Corporation, empresa que fornece uniformes usados por funcionários de cassinos e hotéis dos Estados Unidos; e a C&A México, que opera rede com 88 lojas em 40 cidades.