Centro de inovação une Gap e Arvind

Com previsão de operar em 2020, o principal propósito da iniciativa conjunta é reduzir o consumo de água doce na produção de denim.

A varejista americana Gap e a indiana Arvind Limited anunciaram uma parceria arrojada. Vão construir juntas um centro de inovação com o propósito de reduzir o consumo de água doce na produção de denim e na confecção de jeans. O prédio está atualmente em construção e tem previsão de ser inaugurado em setembro. Entrará em pleno funcionamento a partir de 2020. O prédio ocupará em torno de 15 mil metros quadrados divididos em dois andares. Contará com instalações que visam avaliar as melhores soluções de gerenciamento de água e tecnologias de reciclagem. Terá ainda biblioteca, salas de treinamento e conferências.

Segundo comunicado das duas empresas, o centro de inovação estará aberto para outras empresas, como confecções de vestuário, fornecedores, especialistas em sustentabilidade, acadêmicos e outros agentes interessados no avanço das técnicas de manejo de água em todo o setor. O centro está sendo erguido em Ahmedabad, mesma cidade onde fica a fábrica de denim da Arvind.

O projeto é mais amplo e prevê a construção de uma nova estação de tratamento de água dentro da fábrica de denim da Arvind, de modo a ampliar a quantidade de reúso. O comunicado afirma que quando entrar em funcionamento, a estação permitirá economizar 3 bilhões de litros de água até o final de 2020, volume que deixará de ser retirado da rede que abastece a cidade.

De acordo com a Arvind, a fábrica de Ahmedabad usa 8 milhões de litros de água por dia. A estação de tratamento vai empregar a tecnologia de Membrane Bio Reactor (MBR) para tratar águas residuais domésticas retiradas da comunidade vizinha sem recorrer a produtos químicos no processo de limpeza. Atualmente, diz a empresa, 65% da água que emprega na produção são provenientes de fontes recicladas. “Uma vez concluída, espera-se que a nova unidade de tratamento ajude a empresa a obter 90% de água reciclada”, afirma a Arvind em nota. A empresa também mantém uma das maiores operações agrícolas de algodão sustentável na Índia destinado à indústria têxtil.

QUALIDADE DA ÁGUA NA ÍNDIA

A indústria do vestuário é um dos pilares da economia na Índia mas tem uso intensivo de água como em qualquer lugar do mundo. O problema é que na Índia 54% da população enfrenta risco elevado de falta de água, cita comunicado da Gap.

Estudo do ano passado do governo local alertou que 70% da água da Índia está contaminada. Apontou ainda que apenas um terço das águas residuais recebe tratamento. Isso significa que o esgoto bruto flui por rios, lagos e lagoas, podendo, eventualmente, atingir o lençol freático.

A Gap Inc. é uma empresa global que opera as marcas Gap, Old Navy, Banana Republic, Athleta, Intermix, Janie e Jack e Hill City. A receita líquida do ano fiscal de 2018 alcançou US$ 16,6 bilhões. A Arvind é uma empresa de US$ 1 bilhão por ano com foco em têxteis.

GALERIA DE FOTOS

previous arrow
next arrow
ArrowArrow
Slider