África, de fonte de inspiração a pólo de produção.

Evento de dois dias realizado pela primeira vez pretende mostrar o continente como potencial parceiro de abastecimento de grandes mercados.

A espanhola Jeanologia, que há 20 anos desenvolve técnicas e equipamentos para melhorar os acabamentos em jeans, estará entre os 120 expositores que vão participar da feira do Source Africa, evento que será realizado pela primeira vez. É uma iniciativa da USAID, agência dos Estados Unidos para o desenvolvimento internacional, responsável por programas de assistência econômica e humanitária em todo o mundo, para promover a indústria têxtil, de vestuário e calçados daquele continente.

De fonte de inspiração para coleções inteiras, o continente africano pretende se firmar como pólo de produção de grandes marcas. Serão dois dias de feira – hoje, 10, e amanhã, 11 –, na Cidade do Cabo, África do Sul. A área de exposição comporta empresas já instaladas nos países da região e também fornecedores, como a Jeanologia. A empresa espanhola vai mostrar equipamentos de última geração para tratar o jeans, como a máquina E-Soft, que permite o amaciamento das peças a partir de nano-bolhas de ar, quase sem presença de água. De acordo com o fabricante, com esse recurso a lavanderia consegue economizar 80% em amaciantes e 79% de energia elétrica, reduzindo a praticamente zero a quantidade de resíduos industriais.

O evento conta com o apoio da poderosa AAFA (American Apparel & Footwear Association) e da ACTIF (African Cotton & Textile Industries Federation). Segundo a organização, serão recebidos representantes de grifes como Hugo Boss, Edun, PVH e de grandes varejistas, como Marks & Spencer. Durante os seminários de negócios as palestras deverão abordar sobretudo como fazer negócios na África, leis alfandegárias, entre outros aspectos.