Projeto de Modernização do Vestuário Escolar visa estabelecer padrão para os uniformes

O objetivo é definir critérios de qualidade de tecido, medidas, cor e segurança na confecção

Composto por grandes empresas da área têxtil, o Grupo de Uniformes Escolares da ABRAVEST (Associação Brasileira de Vestuário) lançou o Projeto de Modernização do Vestuário Escolar (PROMOVESC), que tem por objetivo definir parâmetros de qualidade de matéria-prima empregada, medidas, cores para os uniformes usados pelos alunos das escolas brasileiras. A Norma Técnica do Uniforme Escolar – Requisitos de Desempenho e Segurança (NBR 15778), homologada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), também faz parte do projeto.

 

Em processo de desenvolvimento há cerca de um ano e meio, o Promovesc conta com uma cartela de 28 cores pré-definidas. As empresas que aderirem ao projeto devem seguir as indicações da cartela, assim como os fabricantes têxteis devem descartar diferenças de nuance e garantir a continuidade em linha dos tecidos escolhidos para o projeto.

Outro item levado em consideração na elaboração do projeto foi a ligação com as tendências da moda para criar uniformes escolares, tendo em vista que o projeto propõe variedade maior de modelos masculinos e femininos, permitindo diversificar as opções de conjuntos. De acordo com o projeto, os modelos devem incluir até 35 opções, incluindo desde calças capri, regatas e bermudas ciclista até acessórios, como gorros, cachecóis e aventais.

 

Para garantir a conformidade com o projeto, as empresas participantes recebem a consultoria do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), que avalia o cumprimento das empresas às normas e faz testes periódicos de qualidade. Atualmente, o Grupo de Uniformes Escolares da ABRAVEST é formado pelas fabricantes de tecido Neotextil, Budi Malhas e Artestyl/Tecnicor; e as fabricantes de uniformes YKZ, One Off, Rota Uniformes e Pole Scola.

 

NBR 15778

 

Estabelecendo padrões para características dos tecidos usados na confecção de uniformes, como encolhimento, resistência da cor à lavagem ou suor e resistência, entre outros, a Norma Técnica do Uniforme Escolar – Requisitos de Desempenho e Segurança dá parâmetro para a orientação dos colégios na escolha de fornecedores e matéria-prima.

foto: divulgação