Ferrovie adota estratégia de marketing voltada ao consumidor final

A marca catarinense também planeja redirecionar o estilo a partir da coleção de inverno 2009

Com a meta de consolidar sua imagem no mercado, a marca Ferrovie adota nova estratégia de marketing e direciona a divulgação para o consumidor final. Com o lançamento da coleção para o verão de 2009, previsto para o fim do ano, a empresa passa a veicular seus anúncios em revistas de abrangência nacional, além de incrementar o trabalho nos pontos-de-venda. Está previsto um novo direcionamento para o estilo da marca, que a Ferrovie deverá implantar a partir da coleção de inverno do próximo ano.

“Nossa divulgação era feita com outdoors, banners e mailing, porém, tudo era mais focado no lojista. Agora, queremos ganhar o reconhecimento do nosso consumidor e, para isso, os investimentos serão feitos em propaganda e em pesquisa para atingir os clientes das lojas onde vendemos nossos produtos”, explica Gustavo Simião, gerente de marketing da Ferrovie.

 

Tendo o beijo como inspiração, a empresa acaba de lançar a coleção para o inverno 2008, dando destaque para o modelo de cintura alta que, de acordo com Ângela Machado, estilista da marca, continua sendo uma tendência. “Os detalhes bordados, rebites e botões dourados diferenciam as peças e a modelagem slim com lavagens escuras acompanha a moda”, conta.

 

Na linha feminina da marca, responsável por 50% da produção, as calças trazem diferentes efeitos brilhantes, além de detalhes amassados, resinados, aspectos mofados, lavagens acinzentadas e glitter. De acordo com Ângela, praticamente a linha feminina inteira usa tecido com elastano em sua composição, enquanto, com os homens, acontece o inverso – apenas 1% dos modelos de caça é confeccionado com tecido elastizado.

 

No mercado desde 1984 com a linha juvenil, a Ferrovie passou a produzir o segmento adulto há apenas quatro coleções. “A linha adulta da marca é feita para um público de 18 a 27 anos antenado com o mundo fashion. A linha juvenil é para o pré-adolescente e o adolescente de dez a 16 anos, e foca no estilo streetwear para os meninos, e num look mais arrumado para as meninas”, conta Simião.


Atualmente, a marca (que tem 80% da produção terceirizada) fabrica 30 mil peças por mês, sendo 80% delas feitas em denim, carro-chefe da Ferrovie. Trabalhando com 1,7 mil lojas multimarca, a empresa não pensa em tender o consumidor final diretamente com loja própria. Os produtos da marca só não chegam ao norte do país. Desde 2006 a marca de Criciúma (SC) exporta para a Bolívia e para o Canadá, no entanto, de acordo com Simião, a parcela de peças que vai para exportação é ainda muito baixa.

fotos: divulgação