Comitê inclui medidas plus size para normas

Estudo em elaboração há três anos, que trata dos padrões para roupas femininas, entra em fase final e vai para consulta pública em janeiro.

A Norma Feminina de Vestibilidade, em elaboração há três anos, está em fase de final e entrará para consulta pública em janeiro de 2016. Os últimos acréscimos foram as medidas de referência para tamanhos popularmente chamados de plus size (GG, EG, XG e XGG).  O conteúdo está sendo elaborado por uma comissão de estudos do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário (ABNT/CB-17), formado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pelo Senai/Cetiq do Rio De Janeiro, Senai Têxtil e Vestuário de São Paulo e outras entidades do setor, além de confecções, varejo empresas ligadas à modelagem, blogs e sites que discutem a moda plus size.

O principal objetivo é estabelecer um sistema que indique o tamanho do corpo feminino em que uma peça de vestuário deve servir exatamente, ou seja, ter vestibilidade. O comitê da ABNT definiu que o sistema de designação de tamanho, que entra em consulta pública em janeiro, será baseado nas medidas do corpo e não nas da roupa.

O padrão é resultado de medições feitas em um sistema de body scanner com voluntárias, além de medidas trazidas por confecções e varejos que atuam no segmento. As medições de voluntárias continuarão até final de fevereiro quando termina o prazo de consulta pública para confirmar ou alterar algum parâmetro antes da publicação oficial da norma, informa a ABNT.