APL de Moda Bebê completa oito anos

Atualmente, o pólo de Terra Roxa, no Paraná, reúne 27 empresas que juntas compraram em torno de R$ 10 milhões, em 2011, produzindo 9 milhões de peças no período.

Para comemorar os oito anos de fundação, o APL (Arranjo Produtivo Local) de Moda Bebê de Terra Roxa, no Paraná, realizou evento no dia 21 de setembro em que reuniu 450 pessoas, entre empresários, associados, parceiros e fornecedores. Divulgou na ocasião os resultados de 2011 e anunciou as metas para 2012 do grupo que conta com 27 empresas associadas. A celebração contou com a presença do jogador de vôlei, ex-seleção brasileira, Maurício Camargo Lima, levado pelo Banco do Brasil, parceiro do projeto. Representando o jeans para bebê dentro do APL estão marcas como a Paraíso Moda Bebê, a Tuiá Baby, a Zig Mundi, a Pequena Criança, a Sonho Mágico e a Gabriely Baby.

Segundo a coordenação, o APL fechou 2011 gerando 2.484 empregos diretos e produção que alcança 9 milhões de peças. Somente em negociações com fornecedores, o grupo movimentou em torno de R$ 10 milhões no ano passado, sendo que cerca de 60% correspondem a compras de malha, moletom e plush; 25% de tecidos plano, incluindo denim e ssarja; e 11% de aviamentos e embalagens. O restante foi dividido em outros tipos de tecidos e materiais para confecção. Micro e pequenas e empresas representam a maioria dos associados ao APL Moda Bebê, sendo que 35% deles têm faturamento bruto anual de até R$ 360 mil; 24% são empreendedores individuais, que faturam até R$ 60 mil por ano; outros 24% são empresas com faturamento bruto entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões ao ano; e 6% são companhias que  registram faturamento bruto acima de R$ 3,6 milhões.

Os Arranjos Produtivos Locais são ao todo seis unidades no Paraná, estabelecidos nas regiões de Londrina, Apucarana, Cianorte e Maringá, Terra Roxa, Franciso Beltrão e Imbituva. Os das regiões de Apucarana, Terra Roxa, Francisco Beltrão e Imbituva são especializados em bonés, moda bebê, moda masculina e malharia, respectivamente.

fotos: divulgação