ABEST e Sebrae assinam convênio

As duas entidades anunciaram o projeto que visa incentivar investimentos em design para os produtos brasileiros e que envolverá o acompanhamento a 15 empresas pequenas a serem selecionadas

Em busca do fortalecimento da moda brasileira, a ABEST (Associação Brasileira de Estilistas) assinou, na sexta-feira, 13, convênio com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa) que busca investir na gestão criativa de microempresas. O convênio é válico para o biênio 2012-2014, com execução de projetos de fortalecimento da indústria de moda nacional, profissionalização de comunidades produtivas, buscando incentivar a presença de conteúdo que incentive o trabalho de design.

A ABEST fará a seleção de 15 microempresas, que contam com designers especializados, capacitando-as com conteúdo criativo baseado no livro +B Inspiração Brasil, comercializado pela entidade. O projeto prevê acompanhamento feito por consultores do Sebrae com cada uma das empresas, durante seis meses. O trabalho envolve capacitação em gestão mercadológica e criativa, realizada a partir de treinamento executado em período de 11 meses. “Queremos sensibilizar, informar, educar, difundir conhecimentos e possibilitar a troca de experiências entre os empreendimentos, contribuindo para o fortalecimento e a competitividade dos pequenos negócios desse segmento”, afirmou Luiz Barreto, presidente do Sebrae.

Como participar
A escolha das empresas dependerá de alguns critérios, descritos por Renata Meirelles, gerente de negócios estratégicos da Abest:
#a empresa precisa ter traços de governança
#ter algum convênio anterior firmado com o Sebrae
#precisa estar localizada em região de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano – indicador composto por dados sobre expectativa de vida ao nascer, nível escolar ou grau de instrução e PIB per capita)

“A ABEST tem dez anos, e eu digo que essas serão conquitas de dez anos em dois, vendo o avanço que terá a entidade com o apoio do Sebrae”, enfatizou Maurício Medeiros, diretor da ABEST.

fotos: divulgação (Fabio Telles)