Têxtil reduz consumo de energia

Índice de queda no primeiro semestre ficou acima da redução observada pelo setor industrial como um todo, que retraiu o uso em 4,2% sobre igual período de 2014.

O consumo de energia elétrica do Brasil vem caindo, fechando o primeiro semestre com retração de 1,1% sobre igual período do ano passado, caindo para 235.939 GWh. A queda foi puxada pelo setor industrial, que caiu 4,2% na comparação entre os mesmos semestres, enquanto o consumo das residências ficou praticamente estável, com pequeno acréscimo de 0,3%, e o do setor comercial subiu 1,7%, mostra o levantamento realizado mensalmente pela Empresa de Pesquisa Energética sobre o mercado de energia elétrica no país.

O relatório atribui a retração de consumo ao “cenário econômico adverso, tarifas mais elevadas, redução do poder aquisitivo da população e temperaturas mais amenas”. Também pesam novos hábitos associados à redução de desperdício e ao uso eficiente. Nos seis primeiros meses do ano, o consumo das indústrias foi de 85.883 GWh.

Em junho, a quantidade de energia elétrica empregada pelas indústrias continuou a cair, registrando recuo de 3,7% em relação a junho de 2014. O comportamento de consumo da indústria têxtil, listada entre os dez setores que mais consomem energia elétrica no Brasil, apresentou redução maior em comparação com o ano passado: frente ao primeiro semestre caiu 5,7%; e em junho, reduziu 6,7%.