Franquias de vestuário cresceram menos em 2013

Setor registrou incremento de 12,1% no ano passado, ante 18% em 2012; ingressaram no mercado a Malwee, a Le Coq Sportif, a Academia Store e a italiana 7Camicie.

O segmento de vestuário que trabalha com rede de franquias alcançou faturamento de R$ 9,3 bilhões em 2013 com crescimento de 12,1% comparado ao ano anterior, desempenho abaixo dos 18% alcançados em 2012 quando teve receita de R$ 8,3 bilhões. A adição no número de unidades no ano passado se deu principalmente pela chegada ao mercado da malharia Malwee, que estreou duas marcas Um Abraço Brasileiro e Malwee para Brasileirinhos, além de ter adquirido parte da rede Puket, de meias, pijamas e moda íntima. Também ingressaram no mercado a Le Coq Sportif, a Academia Store e a italiana 7Camicie. As maiores redes do ranking são Hering Store, M.Officer, Mercato, Colcci e Lilica & Tigor, indica a pesquisa anual da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

O setor de vestuário ficou em oitavo lugar entre os segmentos que mais cresceram no ano passado, perdendo uma posição comparado a 2012. O segmento ficou atrás de Esporte, Saúde, Beleza e Lazer (crescimento de 23,8%), Hotelaria e Turismo (21,9%), Acessórios Pessoais e Calçados (17,1%), Alimentação (16,6%), Educação e Treinamento (16,6%), Comunicação, Informática e Eletrônicos (15,1%), e Casa e Construção (13,4%). Em número de redes franqueadoras, o segmento de vestuário também cresceu de um ano para o outro, passando de 273 para 311 marcas. Essa expansão de quase 14% refletiu sobre o número de unidades de franquias de vestuário. O segmento saiu de 6,6 mil unidades em 2012, para 7,8 mil, em 2013. Veja o gráfico que o GBLjeans preparou, mostrando a evolução do segmento de vestuário no período de 2001 a 2013, com base nos números da entidade setorial.

Segundo pesquisa da ABF, entre 2012 e 2013, o setor de franchising como um todo apresentou incremento de 11,4% no número de redes em atuação no mercado brasileiro totalizando 2.703 marcas divididas entre varejo e serviços. O número de pontos de vendas também apresentou alta no período. Em 2013, o setor atingiu a marca de 114.409 unidades em operação, incremento de 9,4% na comparação com 2012. O sudeste ainda é a região com a maior concentração de unidades com participação de 58,7% do mercado. O sul apresenta participação de 14,5%; nordeste 14,5%; centro-oeste 8% e o norte com apenas 4,3%, apontando o potencial de crescimento dessas duas regiões.