Cresce intenção de compra de vestuário

Pesquisa mostra variação positiva de 3,6 pontos percentuais neste primeiro trimestre sobre igual período de 2015 na cidade de São Paulo.

Vestuário e calçados são os principais itens da lista de compras dos consumidores paulistanos para este primeiro trimestre, indica a Pesquisa Trimestral de Intenção de Compras no Varejo, realizada pelo Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo), pela Felisoni Consultores Associados e pelo Provar/FIA (Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração/FIA). O setor ficou com 19,8% das intenções de compras, acima de igual período do ano passado, quando registrou 16,2%, um aumento de 3,6 pontos percentuais.

Os produtos de linha branca aparecem em segundo lugar na pesquisa, com 8,6%. Viagens e turismo, categoria que ocupava o segundo lugar no ano passado com 12,4% das intenções de compra, divide com os móveis a terceira posição, detendo 7% das intenções.O consumidor também planeja gastar mais neste primeiro trimestre com vestuário e calçados, do que em igual período de 2015, saindo de uma média de R$ 410, para R$ 493, uma variação de 5,6%.

Em geral, a pesquisa mostrou que o paulistano está menos afeito a ir às compras neste início do ano do que no começo de 2015. O estudo mostra que 41,2% dos entrevistados afirmaram ter intenção de fazer compras entre janeiro e março de 2016. Esse percentual era de 49,6% do primeiro trimestre do ano passado e de 2014; e de 56,8% em 2013.

Realizada com 500 consumidores entre 8 e 23 de dezembro, a pesquisa estima aumento de inadimplência nos três meses do primeiro trimestre em comparação com iguais meses de 2015.