Projeto capacita jovens com necessidades especiais

Mercearia contribui com a entidade desde 1996

 Por meio de doações em dinheiro e mercadorias, a Mercearia ajuda o Projeto Oficina, que se dedica a preparar para o mercado de trabalho adolescentes com deficiências mental, física ou auditiva. A entidade, que fica em Carapicuíba (na Grande São Paulo), atende atualmente 70 jovens que contam com serviços de psicologia, fonoaudiologa, atividades esportivas e artísticas, entre outras exercícios 

“Colaboramos com o Projeto Oficina desde o início da entidade. Doamos roupas da marca para que façam a customização das peças, que servem como prêmio nos bingos e como mercadoria nos bazares que a instituição realiza”, conta Mario Yokota, diretor da Mercearia. Criado em 1996, o projeto se mantém com o dinheiro arrecadado de doações e dos eventos, cuja organização é apoiada pela Oficina de Mães.

Os jovens são alocados em grupos de atividades de habilitação profissional de acordo com a gravidade dos problemas que enfrentam. Há os que podem ser capacitados para disputar o mercado competitivo e os que requerem atividades protegidas. Quando reconhecida a capacidade, os jovens são encaminhados para o mercado de trabalho, conta Iracema Martins, assistente social da entidade, acrescentando que, hoje, 20 jovens do projeto estão trabalhando. “Mas se eles não estão aptos para o mercado continuam aqui na entidade, participando das atividades da oficina”, acrescenta ela.