Lingerie de algodão orgânico para exportação

Cooperativas cearenses lançam o projeto Identidade Íntima, apresentado durante o Dragão Fashion Brasil

Representantes de duas cooperativas cearenses apresentaram na área de exposição do Dragão Fashion Brasil o projeto Identidade Íntima (II), que prevê a produção de lingerie com malha de algodão orgânico para o mercado externo, com apoio da Unisol (Universidade Solidária). A pluma virá de plantação cuidada por pequenos agricultores do Ceará.

 

“Eles vão fornecer o algodão para uma empresa de São Paulo, que vai fazer o tecido que mistura malha de algodão, de bambu e outras fibras”, explica Maria José de Albuquerque Pinto, da Coopfirme (Cooperativa de Confecção de Artefatos Têxteis Passo Firme), da qual participam 21 mulheres. Os modelos da coleção foram desenhados por três estilistas profissionais de São Paulo.

 

Maria José conta que, inicialmente, as peças serão feitas em malha nas cores branca, bege e preta, com aviamentos em vermelho, azul marinho e rosa. A outra organização envolvida no projeto é a Coopsol (Cooperativa de Grupos de Produção), que reúne 30 mulheres cooperadas e dois homens. Conceição Costa, da Coopsol, diz que os cooperados que participarão do projeto Identidade Íntima estão em fase de treinamento. “Vamos trabalhar no conceito de qualidade”, ressalta Conceição.