Éden treina bordadeiras responsáveis por detalhes aplicados a modelos da coleção de verão

Para a estação, além de trabalhar com mulheres de Conchas (SP), a marca de moda orgânica ampliou as opções em corantes naturais em tons de chiclete, azul índigo, amarelo, vermelho, berinjela

 

Para a coleção do verão 2010, a Éden, marca que segue o conceito de moda orgânica, contou com o trabalho de 20 bordadeiras do bairro de Juquiratiba, de Conchas (SP), responsáveis por aplicar à mão uma série de detalhes nas peças. Entre os tecidos usados na coleção, a Éden destaca a mistura de fios de algodão naturalmente coloridos, como o fio rubi, de tom marrom claro.

 

“Formamos um grupo de mulheres da comunidade de Juquiratiba, que foram aprendendo a arte de bordar ao longo do desenvolvimento da coleção. Todas as aplicações semelhantes a remendos no denim e os bordados nos tecidos mais leves foram feitos por elas”, conta Renata Yammine, diretora da Éden, marca da Confecções YD, cuja fábrica fica em Conchas.

De acordo com ela, há cerca de três anos a confecção conta com uma plantação de anileiras, de onde é extraído o anil usado no tingimento do denim. “O corante da anileira tem o tom azul do índigo. Com ele conseguimos produzir a cor do jeans sem o uso de produtos químicos. Com a mistura de outros corantes naturais, extraídos de plantas como o urucum e a cochonilha, conseguimos outros tons que entram na coleção”, explica a diretora.

 

 

Para a aplicação de efeitos nas peças, a marca recorre apenas a processos manuais executados sem o uso de produtos químicos. São feitos puídos, lixados, bigodes e used. O açúcar entra no processo de beneficiamento como agente que ajuda no desgaste e clareamento das peças, com resultados que se assemelham ao jato de areia.

No verão 2010, a Éden acompanha as direções da moda para o jeans com modelos de calças boyfriend e saruel, que têm versões em denim e tecidos mais leves. A skinny também entra na coleção, em tons de amarelo, vermelho, berinjela, azul, marrom e cru.

fotos: divulgação