Brasileiros sensíveis a marcas com causas socialmente relevantes

Os consumidores consultados pela pesquisa da Edelmam mostram disposição para valorizar produtos dessas empresas

O estudo Goodpurpose, levantamento realizado anualmente pela agência de relações públicas Edelman com consumidores do mundo todo, mostra que os brasileiros são sensíveis a marcas engajadas em causas consideradas socialmente relevantes e se mostram dispostos a valorizar os produtos de empresas que aliam benefícios sociais aos negócios. A pesquisa consultou 7 mil consumidores com idade entre 18 e 64 anos, de 13 países, e o Brasil aparece com um dos destaques dessa quarta edição do estudo.

Os dados revelam a intenção dos brasileiros, acima da média mundial, de dar preferência a marcas que atuam sob as boas práticas da responsabilidade corporativa. O que o estudo não revela, porém, é o comportamento real de compra dos brasileiros; a diferença entre querer e fazer.

De acordo com o estudo da Edelman, dos 500 brasileiros ouvidos
80% tendem a recomendar marcas que apoiam boas causas em detrimento das que não o fazem, ante a média mundial de 61%; e 74% trocariam de marca se uma outra, de qualidade similar, apoiasse uma boa causa, em um movimento de recuo ante os 83% registrados pela pesquisa de 2009.

foto: pesquisa 2010