Web altera perfil do comprador do MW

Organizadores do evento começam a registrar aumento de participação de sites de venda coletiva

Ao chegar em sua décima edição, o Minas Trend Preview que terminou sábado passado, 28, em Belo Horizonte, registra uma variação no perfil de compradores que visitam o salão de negócios do evento em busca de novidades. Segundo Sérgio Lourenço, superintendente de desenvolvimento empresarial da Fiemg (Federação das Indústrias de Minas Gerais), há três edições vem tendo um aumento gradativo de compradores ligados a sites de venda coletiva.

“Compram aqui e colocam à venda nos sites; isso é um negócio em franca expansão”, comenta o executivo, sem entrar em detalhes sobre volume negociado nos quatro dias do salão. Diz apenas que a pré-temporada de lançamentos do verão 2013 recebeu em torno de 15 mil lojistas, praticamente o mesmo público registrado na edição do verão 2012. Desse total, 700 integram o grupo VIP de compradores, dos quais 50, especializados em moda infantil, espaço que estreou nesta edição.

De acordo com Lourenço, a maioria dos lojistas são multimarcas que atendem o público A e B, atraídos pelo perfil dos expositores. Especialmente na parte de confecção de roupas são marcas cujo principal traço não é a produção em grande escala. São pequenos lotes para garantir certo ar de exclusividade nos mercados nos quais atuam.

Na moda adulta, poucas marcas de jeans: a mineira Patogê; a gaúcha Ton Âge; e o importador da italiana MET, de jeans feminino, que também traz a Diesel Kids. A área infantil contou com marcas que trabalham com denim e sarja, como D.Viller, Precoce, Drubz, Monnalisa e Garotada.

Na edição de verão, o salão de negócios contou com 250 expositores entre marcas de roupas, sapatos e acessórios (jóias, bijuterias, bolsas e lenços). Subiram à passarela 22 marcas, quatro delas em desfiles fora do Expominas, centro de convenções que abrigou o evento de 25 a 28 de abril.

fotos: divulgação