Pesquisa mede eficácia do marketing digital

Consumidores gostariam de receber mais mensagens personalizadas sobre vestuário, de acordo com a iProspect.

O marketing digital é uma das apostas das empresas para alavancar negócios, além de ser importante ferramenta de comunicação e vendas. Uma pesquisa da agência iProspect apontou que 73% dos consumidores ouvidos estão menos propensos a clicar em um anúncio de uma marca que não conhecem, sendo que pessoas entre 18 e 24 anos estão duas vezes mais predispostas, ou seja, preferem clicar em um anúncio personalizado de uma marca que já conhecem. Quando perguntado sobre quais categorias os consumidores gostariam de receber mais mensagens personalizadas, vestuário é destaque com 41%, seguido de alimentação (38%), viagem (37%), e saúde e beleza (26%).

De acordo com os entrevistados, os três canais preferidos para receber campanhas personalizadas são: websites (38%), e-mail (38%) e Facebook (30%). Em geral, a personalização é mais aceitável para os consumidores das categorias de lazer e lifestyle. A agência de marketing digital iProspect ouviu 4,5 mil consumidores de diversos segmentos de mercado (tecnologia da informação, varejo, telecomunicações e financeiro) em oito países (Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Holanda e Austrália).

No mercado brasileiro, 39% dos respondentes estão menos propensos a clicar em um anúncio de uma marca que não conhecem, sendo que pessoas na faixa etária entre 35 e 44 anos estão 71% mais propensas a clicar em anúncios de marcas que conhecem. O consumidor brasileiro também prefere receber campanhas de marketing personalizadas com informações a respeito de promoção de preços (33,6%), informações mais detalhadas sobre produto (21,01%) e ofertas em tempo real (19,22%). O e-mail é a forma de comunicação mais efetiva (22,33%), seguido por páginas de website (21,54%) e newsfeeds no Facebook (20,55%). O consumidor brasileiro também prefere receber campanhas personalizadas relacionadas a vestuário (20,36%), viagens (19,91%) e comida/compras de supermercado (18,11%).

De acordo com a iProspect, entender como os consumidores se relacionam com produtos, serviços, marcas e como fazem suas escolhas faz a diferença para atingir os objetivos de negócio. Devem ser levados em conta diferentes níveis de personalização como demografia, faixa etária, condições econômicas e estilo de vida.