Netshoes fica com Magazine Luiza

Depois de sucessivas contrapropostas por parte da Centauro, acionistas optam pela oferta que pagou quase duas vezes o valor original.

Assembleia de acionistas da varejista virtual Netshoes bateu o martelo. E o controle da empresa passa mesmo para a Magazine Luiza, que avaliou a companhia em US$ 115 milhões. Depois da oferta inicial do grupo da família Trajano, a Netshoes recebeu contrapropostas por parte do Grupo SBF, dono da Centauro. Com a disputa, o valor original oferecido aumentou quase duas vezes. Em 29 de abril, a Magalu firmou acordo pelo qual propunha pagar US$ 62 milhões pela plataforma de ecommerce.

A previsão é a operação ser concluída até esta quarta-feira, 19 de junho. O acordo anterior já havia sido aprovado pelo Cade (Conselho de Administrativo de Defesa Econômica), a agência antitruste brasileira. Fundada em 2000, a Netshoes é uma varejista online que comercializa roupas, calçados e artigos esportivos, com 6,8 milhões de clientes ativos entre os sites Netshoes, Zattini e Shoestock. Abriu o capital na Bolsa de Nova York em 2017, negociada a US$ 18 por ação. Mas entrou em um ciclo de queda de receitas e prejuízo que afetaram o valor da companhia.

Em comunicado ao mercado, a Magazine Luiza afirma que a aquisição representa um passo importante em sua estratégia de crescimento. E que ao incorporar a Netshoes como subsidiária integral espera aumentar a base de clientes que compram pela internet e a frequência de compra deles.

Maior marketplace do Brasil, o Netshoes registrou receita líquida de R$ 1,8 bilhão em 2018, mas acumulou prejuízo de R$ 332 milhões. A Magazine Luiza fechou 2018 com lucro líquido de R$ 597 milhões, aumento de 54% sobre 2017. A receita líquida da companhia totalizou R$ 15,5 bilhões, que correspondem a crescimento de 30,1% em relação ao ano anterior. As vendas do ecommerce contribuíram com R$ 7 bilhões no período.