M.Pollo investe em omnichannel

Promotores de venda das lojas de varejo vão atender o cliente com smartphones para informar sobre produtos e finalizar pagamentos

A M.Pollo, marca do grupo MPL, aposta em tecnologia para estreitar o relacionamento com o consumidor final. Estreante no varejo em 2017, a empresa está implantando na loja conceito, de Goiânia (GO), o sistema Linx Mobile que permite ao vendedor obter informações sobre os produtos, checar o estoque e finalizar o pagamento por meio de um smartphone. Ele tem acesso a informações como identificação do produto, preço e código de barras. Um leitor de cartão acoplado ao smartphone recebe os pagamentos feitos com cartão de crédito e débito, ou dá baixa no pagamento, caso a compra seja paga em dinheiro, explica Daniel Zanco, diretor de ofertas de moda da Linx.

O sistema permitiu uma grande mudança no layout da loja, sem espaço específico para o caixa, deixando a área de venda mais ampla e facilitando a movimentação do cliente. “No lugar do caixa colocamos um assistente de vendas que será um consultor do cliente”, diz André Ribeiro, sócio-gerente da M.Pollo. Na loja conceito, o espaço deu lugar a um bar com vinhos da Casa Valduga, estimulando o relacionamento com o cliente, completa o executivo da marca especializada em roupa masculina. “A loja ganhou um espaço de entretenimento que transforma a experiência do consumidor e amplia a possibilidade de relacionamento com os promotores de vendas”, completa.

Cada loja da M.Pollo conta com quatro a cinco promotores de vendas que terão disponíveis três smartphones. No futuro, a intenção é cada promotor ter um dispositivo para as transações, ressalta Ribeiro. A primeira loja a receber o sistema foi a de Goiânia (GO) e, gradativamente, outras unidades próprias e franquias receberão o sistema. Segundo Ribeiro, a marca planeja abrir de 15 a 18 lojas em 2019 no modelo de franquia com a meta de ter cem lojas até 2025.

A vantagem da solução móvel na mão dos assistentes de vendas, conforme explica Zanco, da Linx, é permitir aos profissionais acessarem o histórico do cliente, suas últimas compras e perfil, e recomendar produtos com o auxílio do sistema. Um algoritmo de inteligência artificial analisa as últimas compras e faz recomendações automáticas, auxiliando o trabalho do vendedor.

O próximo passo será a integração do e-commerce da M.Pollo, lançado no final de 2017, com o estoque das lojas físicas. Caso o cliente não encontre o produto na loja, o promotor pode consultar o centro de distribuição e fazer o pedido por comércio eletrônico no conceito de omnichannel ou canal único, explica Ribeiro. Os testes nessa direção começaram neste ano, quando a M.Pollo lançou uma linha de produtos que podiam ser comprados a partir de um totem instalado na loja do Flamboyant Shopping Center, em Goiânia, e entregue na casa do cliente com frete grátis.

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