Ibope monitora comércio eletrônico

Vestuário e calçados ocupa a quarta posição no ranking de categorias mais compradas.

Com uma área dedicada a monitorar o comércio eletrônico no Brasil, o Ibope apresentou o resultado de uma pesquisa sobre o comportamento de consumo pela web. Entre consumidores das classes A e B, vestuário e calçados figura entre as quatro categorias mais compradas, respondendo por 39% das compras realizadas nos últimos seis meses. Perde para eletrônicos (66%), telefonia (41%), livros, CDs e DVDs (40%).

Para esse estudo, foram entrevistadas 406 pessoas que vivem em nove regiões metropolitanas do Brasil. Dos que compram moda, 59% pertencem às classes A e B (renda familiar acima de R$ 4,7 mil). O consumo é bem equilibrado entre homens e mulheres, sendo que jovens estão mais propensos a comprar roupas e calçados pela internet. Segundo a pesquisa do Ibope, 34% deles têm idade entre 25 e 34 anos.

Mas, o tíquete médio da categoria gira em torno de 12% da média de gastos em geral. Segundo o Ibope, no primeiro semestre, o tíquete médio desembolsado em compras pela internet foi de R$ 1.263,00. Em vestuário e calçados, o valor médio foi de R$ 159,43 no mesmo período. Entre os motivos alegados para não comprar pela web, 84% alegam a impossibilidade de ver ou experimentar o produto.