Aparelho de imprimir roupa em casa

Entre os finalistas do concurso Design Lab, promovido pela Electrolux, está o projeto de máquina que pica garrafas PET e com o resíduo faz o modelo escolhido.

Anualmente, a fabricante de eletrodomésticos Electrolux promove o concurso Design Lab, para incentivar jovens criadores a pensar produtos para a casa do futuro. Entre os seis finalistas anunciados pela empresa na Inglaterra essa semana está o projeto da Pete, máquina que pica garrafas plásticas que iriam para o lixo e a partir desse resíduo imprimiria em 3D uma peça de roupa. A idéia é de Kovács Apor, que estuda Design em uma universidade húngara.

Ele descreve a máquina como “uma lata de lixo especial”, porque ao invés de jogar fora as garrafas vazias, a pessoa usaria o plástico para confeccionar roupas. Pelo conceito descrito, a partir de um painel digital, a pessoa escolheria uma das opções de modelo e cor, o processador então calcularia a quantidade de garrafas necessária para produzir a peça escolhida. As PETs seriam colocadas em uma abertura em cima da máquina e a roupa sairia pela abertura debaixo conforme vai sendo impressa.

Apor conta no material de divulgação da Electrolux que teve essa idéia de reciclagem ao visitar o delta do rio Danúbio em dia de forte chuva. O acúmulo de água trouxe à tona o lixo formado por muitas garrafas plásticas. Na avaliação dele, o aparelho ajudaria a reduzir o descarte de plástico no meio ambiente e representaria uma fonte alternativa para preencher o guarda-roupa.

GALERIA DE FOTOS

  • Foto 1
  • Foto 2
  • Foto 3
  • Foto 4
  • Foto 5