Showroom e pronta-entrega virtuais

As marcas que abrem canais de venda na web

 

O chamado B2B (business-to-business) começa a ser experimentado pelas marcas brasileiras de jeans de maneira tímida, a maioria recorrendo à ferramenta como porta de entrada para um futuro relacionamento comercial e não exatamente para realizar transações com os clientes já atendidos. Como em qualquer negociação entre empresas, o acesso a essa pronta-entrega virtual depende de login e senha, previamente liberados.

 

Na maioria das vezes, o lojista novo que faz seu cadastro nessas lojas virtuais não consegue acessar o catálogo de produtos ou fazer pedidos até que o histórico e o perfil da multimarcas seja analisado. O processo de liberação do acesso varia conforme a empresa. Em algumas, o representante da região é acionado para visitar a loja multimarcas interessada em revender a marca e avaliar se o perfil do candidato atende os critérios da empresa.

 

Mediante login e senha, o lojista acessa o catálogo, avaliando os modelos disponíveis da coleção através de fotos, além de, em alguns casos, receber catálogos e folders da marca para que possa analisar melhor a coleção. A flexibilidade do atendimento mais uma vez depende do sistema de gestão usado pela empresa, como saber a disponibilidade do item para entrega. Por enquanto, as experiências estão mais direcionadas para atendimento de novos clientes, enquanto os compradores regulares usam o canal eletrônico para reposição de mercadorias.

 

Como no atendimento ao consumidor, para os lojistas as formas de pagamento são variadas e passam por cartões de crédito e boletos bancários. Há marcas, no entanto, mais focadas na venda de volume e que não necessariamente se preocupam com o perfil de quem vai comercializá-la. Nesse caso, dão preferência pelo pagamento por meio de depósito bancário, de modo que a confecção só libera a mercadoria depois da compensação. Acreditam que com essa providência conseguem reduzir a chance de calote.

 

Cada marca também tem a própria política em relação a descontos e pagamento de frete, assim como acontece na venda física. Dependendo do volume de compras e do prazo de pagamento, a confecção oferece menos ou mais vantagens e benefícios ao lojista. Por exemplo, pagamentos à vista, por meio de boleto ou depósito bancário, rendem cerca de 5% de desconto sobre o valor total das compras. Outras marcas determinam patamares a partir dos quais o lojista fica isento do valor do frete ou recebe descontos.

[/ihc-hide-content]